Um espaço para discussão de Matriz de Camaragibe

PARA REFLETIR...

Somos o que fazemos, mas somos,
principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. (Eduardo Galeano)


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

TOTONHO DA IGREJA

Nossa homenagem a Antônio Lopes dos Santos Filho, o TOTONHO DA IGREJA.

Não é exagero dizer que todas as pessoas de nossa cidade o conheciam, aos trinta e nove anos faleceu inesperadamente. Aos 30 de janeiro de 2011, dia da eleição do Conselho Tutelar em Matriz de Camaragibe, evento que acontecia na escola Professora Maria Antônia e por volta das quatro horas da tarde a noticia explodiu como uma bomba, no meio das pessoas ali presentes.

Sua vida foi pautada nos ensinamentos da igreja católica suas ações fundamentadas na filosofia salesiana. Presenciou o lançamento da pedra fundamental do Centro Juvenil Dom Bosco e lá compartilhou toda problemática da criança e do adolescente de nossa cidade. Totonho era como se fosse um são Pedro de Matriz de Camaragibe, ele transitava por todas as entidades e se relacionava com todas as pessoas independente de raça, credo ou condição social como se tivesse a chave de cada uma delas. TOTONHO ERA DA IGREJA, mas com Matriz era diferente ele não era de Matriz, Matriz é que era dele.

Com a Fé nos mistérios divinos que confortam o que a nossa condição humana tem dificuldades de suportar é com imensa saudade do companheiro de muitas lutas, que me solidarizo com esposa, filhos, pai, irmãos, tios, primos e os milhares de amigos que ficaram...

O Valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis” (Fernando Pessoa).

3 comentários:

  1. Isso foi claramente demonstrado no dia do seu sepultamento. O quantitativo de pessoas, talvez nunca visto antes num enterro, pelo menos em Matriz de Camaragibe, exprime bem quem era o TOTONHO. Na rua dos coqueiros, como era chamada a então Avenida Governador Luiz Cavalcante, crescemos juntos e na nossa infância e depois a adolescência, entre folguedos e traquinagens vimos o tempo passar. Mas, diferente de outros tantos dessa mesma geração, que enveredaram para as drogas ou que fizeram escolhas fúteis na vida, esse jovem preferiu se tornar um cidadão exemplar digno de ser copiado. Parabéns aos seus pais que lhe deram a formação capaz de fazê-lo uma pessoa do bem.
    Que seu exemplo de vida, pautada em tantas virtudes, se torne um legado para os jovens de hoje.
    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Saudades do Totonho
    Sempre que penso no Totonho, choro por dentro e quando não consigo esconder exponho meu sentimento. Convivi com ele nos grupos da Igreja, como catequista, no grupo de "Salesiano Cooperador", nas festas e no Centro Juvenil D. Bosco, onde trabalhamos sete anos. Divergíamos de idéias de vez em quando, mas como seria a vida se todos pensassem iguais? O adminirava muito pelo "eterno" bom humor e a capacidade de lidar com os jovens do esporte do Centro Juvenil. Qualquer outro homem perderia a cabeça com o que ouvia daqueles que queriam jogar sem agendamento na quandra, mas ele conseguia sempre contornar a situação sem perder a mansidão, a tranquilidade. No seu enterro ouvi três frases que me fizeram refletir sobre o ser Totonho: a primeira de Mário Galdino quando disse " todas as pessoas desta cidade o conhecia" e não era só de Matriz, a segunda de D. Luiza que falou com sabedoria "perdemos o Totonho, precisamos criar outro" como ela sabia reconher a diferença que ele fazia dos outros e a liderança que ele era, e por fim, o Fernando, seu irmão que nos abraçava chgorando muito e dizendo ele amava muito vocês, graças a Deus ele pôde ver que a recíproca era verdadeira. Precisamos visitar, acompanhar sua família!!!

    ResponderExcluir
  3. Como comentei brevemente no Orkut... Repito:
    UM RELIGIOSO PREOCUPADO COM A ESPIRITUALIDADE... ACREDITO QUE A VIVIA... FICA COM DEUS MESTRE TOTONHO.
    Fiz o referido comentário por compreender que esta é uma etapa difícil na vida de um cristão, de um católico, protestante, evangélico... Ou assemelhados.
    E que dizia isso a ele quando o mesmo questionava e cobrava esse engajamento mais definitivo com as coisas de DEUS em nossas reuniões do grupo de casais ECC... Por considerar que tamanha entrega fazia ou faz, toda diferença na vida religiosa de qualquer pessoa, e ainda completo que desconfio daqueles que dizem que conseguem essa intensidade com o Divino do dia pra noite... Novamente; Fica com Deus Totonho.

    ResponderExcluir