Um espaço para discussão de Matriz de Camaragibe

PARA REFLETIR...

Somos o que fazemos, mas somos,
principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. (Eduardo Galeano)


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé

Lourenço do SESP, Lourenço da Associação, Lourenço do PT...

No último dia 13 de dezembro, o companheiro Antônio Lourenço de Melo, partiu para sua última viagem com destino a outra dimensão. Para os amigos, companheiros e familiares fica o sentimento de profundas saudades.

Perda irreparável, pois sempre foi exemplo de dedicação às causas sociais e indignação contra as injustiças. Deixou sua marca em nossos corações através da sua corajosa forma de lutar pela vida sem nunca se afastar da militância política. Venerável da loja Maçônica Redenção Matrizense, função que Lourenço ocupava há um ano e quatro meses. Teve dos seus irmãos todo ritual e cerimonial da casa em sua despedida para o novo plano. No cemitério o padre Emerson encomendou seu corpo segundo os costumes católicos.

Funcionário público com alto nível de consciência no trato da coisa publica. Na fundação nacional SESP, Lourenço desenvolveu um trabalho rigorosamente voltado para proposta da entidade, priorizando os menos favorecidos. Sua responsabilidade profissional consolidou seu passaporte para as lutas em outras entidades organizadas em nossa cidade.

Incansável na batalha em favor dos mais necessitados, o companheiro Lourenço dedicou momentos importantes da sua vida a luta comunitária. Foi sócio fundador da Associação dos Moradores de Matriz de Camaragibe, onde ocupou algumas diretorias, inclusive a presidência que com muito orgulho contribui como seu vice. Esteve à frente de mobilizações históricas reivindicando entre outras coisas, calçamento para rua do campo, um projeto de habitação popular para o município e mais recentemente atuou com firmeza nos conselhos municipais.

Carinhosamente chamado por todos, Lourenço do PT. Fez do Partido dos Trabalhadores um importante instrumento na sua militância política partidária. Participou da refundação do partido no município como membro da comissão provisória municipal, depois na vice-presidente do DM e chegou a disputar a prefeitura na condição de candidato a vice-prefeito pelo partido em 2004 compondo a chapa com o ex-prefeito Rubem Caetano que tentou sua terceira eleição, mas, lamentavelmente não logrou êxito. Atualmente ocupava o cargo de membro do diretório Municipal.

Nenhum problema pessoal, inclusive os de saúde, foi empecilho para que o companheiro Lourenço participasse ativamente de todas as campanhas eleitorais. Em 2010 fez a sua parte como militante transformando sua residência em comitê para ajudar a eleger a primeira mulher presidente da república do Brasil. Após a proclamação do resultado, a militância e simpatizantes petistas saíram em caminhada pelas ruas da cidade e Lourenço do PT como não estava podendo exagerar no esforço físico nos seguiu de carro comemorando a vitória da presidente eleita DILMA.

Lourenço está entre aqueles que combateram o bom combate, dedicando os melhores dias de sua vida a luta pelas transformações sociais. É assim que os amigos e familiares vão lembrá-lo. Por isso, este blogueiro principiante não poderia deixar fazer esta homenagem ao um companheiro que nos machuca com a dor da sua ausência, mas continuará presente nos influenciando e incentivando com seu exemplo e sua história de vida.


4 comentários:

  1. Mário tá primeira e meia...


    Tem um resgate, se não completo da vida de Lourenço, mas carregado de exemplos de como é dedicar um quinhão de nossa existência àquilo em que acreditamos, lutamos, idealizamos, desejamos, miramos... Apesar dos pesares.
    Infelizmente a orfandade é inevitável e está nos olhos, nos semblantes da companheirada do PT de Matriz e dos freqüentadores da Associação dos Moradores.

    Lourenço - PT SAUDAÇÕES...

    Valeu Mário Galdino, um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Ter amigos como você Amaro, consisti em uma grande amizade herdada com muito orgulho e franqueza de um gande amigo que o meu pai deixaou com muito amor.
    Agradeço a você por tudo, Amaro você além de ser meu amigo tenha certeza que alguma forma também somos irmaõ.

    Thiago Melo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog já vou adicionar na lista de meu blog preferidos
    Se vc tiver tempo dá uma olhada no meu e segui lá
    http://prjosecostadipaula2009.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Companheiro Lourenço! Um exemplo de luta e cidadania!
    Nos deixa muitos ensinamentos
    em sua biografia não escrita, ainda.
    Perdi um dos meus poucos confidentes da luta, mas aprenderei a conviver com a sua ausência, porque acredito que a separação humana faz parte dos mistérios de Deus. Lhe homenageio portanto, com
    "Canto à morte"
    Não te alegres, morte, hoje, com tua "vitória", pois nosso companheiro Lourenço vive em nossa memória. Não te orgulhes morte, se me ves chorando, eu não me envergonho de estar lhe estranhando. Me ensinaram, morte, a não ter-lhe medo! Nosso companheiro se foi combatendo. Não te orgulhes, morte, teu "triunfo" é vazio. Dizer "adeus", sim, é difícil de falar, mas ainda muito mais quando se dá a um companheiro. Deixa um vazio impossível de preencher, por toda a eternidade e "órfão" fica o nosso amor.
    Rubén Blades

    ResponderExcluir