Um espaço para discussão de Matriz de Camaragibe

PARA REFLETIR...

Somos o que fazemos, mas somos,
principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. (Eduardo Galeano)


sexta-feira, 23 de abril de 2010

24 DE ABRIL: EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE MATRIZ DE CAMARAGIBE, O QUE COMEMORAR?

Após 52 anos de emancipação os camaragibanos continuam colecionando decepções: o asfalto, única obra nova, é um verdadeiro presente de grego aos matrizenses; a sede do INSS que, para ser construída no município só precisaria unicamente da doação do terreno por parte do executivo, não saiu por pura falta de vontade política; nenhuma escola, creche ou qualquer outro empreendimento novo se realizou, ou seja, não há nada de relevante que se possa mencionar para justificar as comemorações do aniversário da cidade.
Matriz de Camaragibe é uma cidade onde nas suas principais ruas o esgoto corre a céu aberto. Mesmo com os incentivos por parte do governo federal, seus governantes não demonstram interesse por obras de saneamento básico. A Agência Brasil assegura que a falta de saneamento básico, além de prejudicar a saúde da população, eleva os gastos com o tratamento às vítimas de doenças causadas pela falta de abastecimento de água adequado, sistema de tratamento de esgoto e coleta de lixo. Segundo estudo da Coordenação de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 68% das internações nos hospitais públicos são decorrentes de doenças provocadas por água contaminada.
Para o Professor Paulo Canedo, Coordenador do levantamento, investir em saneamento é economizar dinheiro público. Segundo ele, “Há uma afirmativa clássica de que cada dólar gasto em saneamento provoca uma economia de 4 a 5 dólares para os governos” e estudos aprofundados confirmam essa máxima. Mesmo assim, a atual gestão prefere asfaltar em vez de sanear as ruas do centro da cidade, mantendo o esgoto a céu aberto, adiando por mais meio século a possibilidade de proporcionar à população uma saúde de melhor qualidade. É ou não é um presente de grego?
Junte-se a isso o fato de Matriz de Camaragibe ser uma das 50 cidades contempladas para construção de uma agência do INSS, com recursos e toda infra-estrutura garantidos pelo Ministério da Previdência, cabendo ao município, apenas, a contrapartida da doação do terreno para construção do prédio desta obra de grande alcance social que, entre outras ações, traria para nossa cidade a implantação do novo sistema de concessão de benefícios em até 30 minutos e o envio de carta-aviso ao assegurado que reúne as condições necessárias para aposentadoria por idade. Atualmente, todos os serviços prestados aos assegurados da Previdência Social do nosso município são feitos nas cidades de Porto Calvo e Maceió.
Pasmem, caros leitores! O desinteresse por um empreendimento deste porte está na impossibilidade de se manipular os recursos que nele será investido que, é claro, fica todo a cargo do Ministério da Previdência, o que tira do governo municipal a possibilidade das licitações de cartas marcadas, do superfaturamento e de outras formas de desviar o dinheiro público, além de garantir a uma parcela significativa da sociedade independência diante dos gestores municipais. É neste contexto lamentável, onde a gestão municipal demonstra total descaso com os interesses sociais, que a nossa cidade completa 52 anos de emancipação.
As comemorações do aniversário da cidade tornam-se uma frustração para a população, quando suas expectativas não são atendidas e, como se não bastasse, ainda tem que aceitar o governo municipal anunciar como benfeitorias, apenas obras de reformas em prédios públicos, principalmente, quando estas sofrem atrasos para que suas conclusões aconteçam no dia da emancipação política da cidade, exemplo disso, são os reparos realizados no Núcleo de Educação Rural (NURE), cuja fossa estourada ano passado prejudicou significativamente as atividades escolares, e agora sua reforma é anunciada como um presente para a população.
Beira o ridículo a propaganda oficial ao anunciar as atrações, os apoios e as presenças das lideranças para inaugurações das reformas dos prédios públicos no dia da emancipação política municipal, entre os apoiadores, a deputada estadual Flavia Cavalcante e a Prefeitura de São Luis do Quitunde. Que ironia! Todos sabem que foi essa forma de administrar Matriz de Camaragibe que propiciou ao ex-prefeito Cícero Cavalcante acumular recursos para sustentar sua candidatura a prefeito de São Luis e, posteriormente, da sua filha para deputada estadual! Portanto, só poderia se falar em apoio se fosse da Prefeitura de Matriz nas comemorações da emancipação de São Luis do Quitunde, nunca o contrário como quer o prefeito de “matriz do quitunde”.
Sendo assim, lamentamos, pois, em seu qüinquagésimo segundo aniversário, Matriz de Camaragibe não tem o que comemorar. Porém, queremos, nesse aniversário, reafirmar nosso imenso amor por essa que sonhamos e lutamos para que um dia possa vir a ser uma grande e próspera cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário