Um espaço para discussão de Matriz de Camaragibe

PARA REFLETIR...

Somos o que fazemos, mas somos,
principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. (Eduardo Galeano)


domingo, 13 de junho de 2010

JUNHO: NEM COPA, NEM FORROZÃO, O CLIMA É SÓ MOBILIZAÇÃO

Ao tomar posse, a nova direção do núcleo do SINTEAL na Região Norte não perdeu tempo, mobilizou a categoria e paralisou a educação em Matriz de Camaragibe. O protesto dos professores, da ativa, aposentados e demais profissionais da educação é por educação de qualidade, reajuste salarial, calendário de pagamento unificado, contra o achatamento dos salários, e o descaso dos gestores municipais com a educação e os trabalhadores.

Nesta segunda-feira, 07/06/2010, em passeata pela cidade @s companheir@s do SINTEAL contaram com o apoio e a solidariedade do SINDGUARDA, SINDPREV, SINTSEP, Agentes de Saúde, Urbanitários, Central Única dos Trabalhadores – CUT e lideranças políticas. Os trabalhadores da educação foram às ruas esclarecer os motivos da paralisação à sociedade, que é a principal interessada, pois, é ela quem paga os impostos e é quem mais se prejudica com a má gestão do dinheiro público. Neste caso, a situação chegou a um ponto insuportável, pois a falta de disposição para dialogar, por parte do executivo municipal, só deixou como única alternativa para os trabalhadores a GREVE, desta vez por tempo determinado.

Nos últimos 7 anos, segundo o Ministério da Educação, o governo federal multiplicou por dez os investimentos na educação e neste ano a mesma fonte garante um incremento de 15.83% nos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb, destinados ao município de Matriz de Camaragibe. Com base nestes dados, os trabalhador@s da educação estão reivindicando 15% de reajuste salarial para toda categoria. Vale ressaltar, que os profissionais da educação que são cerca de 200 funcionários e os aposentados percebem apenas um salário mínimo!

No caso dos aposentados a situação é gravíssima, pois, em Matriz de Camaragibe qualquer funcionário da educação que se aposenta, passa a perceber como vencimento o salário mínimo, independentemente da função que ocupa ou do salário que esteja recebendo no final de sua carreira profissional. Essa medida, além de injusta, provoca total desestímulo nos trabalhadores que já estão aptos a se aposentar, a ingressar com pedido de aposentadoria. Como se não bastasse, o pagamento mensal tanto dos ativos como dos aposentados é feito em datas completamente diferentes, provocando uma insegurança desnecessária aos mesmos todos os meses. Por isso, a categoria reivindica a unificação no calendário de pagamento.

A falta de transparência na gestão da coisa pública e a aplicação incorreta por parte do executivo municipal dos recursos oriundos dos impostos pagos pela sociedade, denunciados nos protestos realizados pelos filiados ao SINTEAL, tem chamado a atenção da sociedade e se transformado em apoio à luta dos professores e profissionais da educação. Porque o povo já percebeu que quando isso acontece, piora a qualidade de vida dos profissionais e os serviços por eles prestados, refletindo diretamente na qualidade do ensino.

Diante da intransigência dos gestores municipais cabem algumas indagações: Onde está o dinheiro? Por que a falta de transparência com os recursos repassados pelo governo federal? Por que não aplicá-los corretamente reajustando os salários dos trabalhadores da ativa e revisando os benefícios dos aposentados? Por que, ao invés de se sintonizar com o governo federal que reajusta e repassa em dia todos os recursos destinados a educação, os gestores do nosso município querem achatar os salários e não adotam um calendário único de pagamento?

Por falta de respostas a estes questionamentos e pelo descaso às reivindicações, a categoria filiada ao núcleo do SINTEAL de Matriz de Camaragibe voltou às ruas na última sexta-feira, 11/06/2010, e encerrou mais uma passeata com um ato em frente à prefeitura, com as expectativas voltadas para uma reunião, marcada pela prefeita para o retorno das negociações, na próxima segunda-feira, 14/06/2010.

Esperamos o mínimo de disposição para o diálogo por parte do executivo municipal, reiteramos nossa solidariedade e desejamos sucesso aos companheir@s do SITEAL nesta nova fase das negociações. Parabéns a tod@s! A luta continua!



VEJA EM BREVE AS FOTOS DA MOBILIZAÇÃO E DA POSSE DO NÚCLEO DO SINTEAL EM MATRIZ DE CAMARAGIBE