Um espaço para discussão de Matriz de Camaragibe

PARA REFLETIR...

Somos o que fazemos, mas somos,
principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. (Eduardo Galeano)


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Água e Óleo: uma homenagem da Camara Municipal a Familia Salesiana

Todas as homenagens pela trajetória dos filhos de Dom Bosco em nosso município são incontestavelmente merecidas. Mas, quando a iniciativa parte da câmara municipal de Matriz Camaragibe, nos passa a idéia de uma experiência científica, onde os cientistas políticos insistem em querer misturar dois produtos que não se unem: água e óleo, por exemplo, tal é o antagonismo entre a credibilidade dos salesianos e o descrédito do legislativo camaragibano perante a sociedade.
O significado da obra salesiana para Matriz de Camaragibe é indescritível, não apenas pelo valor material, mas, pela importância sentimental, espiritual e catequética, fazendo com que o povo matrizense demonstre toda gratidão, amor e credibilidade aos membros desta família. O mesmo não ocorre com relação ao poder legislativo, pois, sua condição de conivência com as atitudes do executivo de total desrespeito pelo povo faz com que, sem nenhum constrangimento, a comunidade camaragibana demonstre completo desinteresse por qualquer ação que parta da câmara municipal.
O dia vinte e seis de janeiro ficou marcado pelo desprestígio do legislativo municipal diante da sociedade camaragibana que, mesmo fazendo uma homenagem acertada e original aos salesianos, não conseguiu fazer com que todas as cadeiras do plenário da casa fossem ocupadas pelos nossos munícipes. Se os homenageados não fossem do quilate da família salesiana, a atividade se tornaria um ato demagogo, proporcionado pelos três vereadores presentes naquela sessão, que, além deles, não contou com mais nenhum representante dos poderes constituídos.
O bicentenário de Dom Bosco e os vinte e sete anos de dedicação da família salesiana à Matriz de Camaragibe, além de um momento histórico para o povo da terra do senhor Bom Jesus, mostrou também que este mesmo povo sabe identificar a diferença entre as obras de Dom Bosco em nossa cidade, que são como água pura e cristalina e as impurezas do óleo queimado que está nos desserviços prestados pela câmara municipal à comunidade camaragibana.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Visita das relíquias de Dom Bosco a Matriz de Camaragibe

Dom Bosco entregou até seu último suspiro em favor daqueles a quem dedicou toda sua vida. O resultado desta entrega pode ser comparado à metáfora da multiplicação dos pães, pois, a obra que começou numa cidadezinha da Itália, se potencializou por mais de cento e vinte países mundo a fora.
As crianças, adolescentes e jovens de Matriz de Camaragibe vivem em condições semelhantes as que viviam os jovens na terra onde Dom Bosco se inspirou para começar sua obra há 200 anos. Cada lugar no planeta onde a família salesiana se instala é com o intuito de transformar a difícil realidade de abandono e descaso por parte do poder público à camada infanto-juvenil da sociedade. Sua fé e credibilidade logo contagiam mentes e corações que voluntariamente se engajam na proposta de Dom Bosco.
Certamente, a escolha de Matriz de Camaragibe para passagem das relíquias de Dom Bosco em comemoração ao seu bicentenário, se deu muito mais pelo fato do reconhecimento e respeito à filosofia salesiana, por parte dos cidadãos comuns, do que pelo interesse dos gestores públicos ao projeto que consolidou a ação de Dom Bosco para a posteridade. Estes, parece não terem percebido a presença dos salesianos em nosso município.
Sendo assim, a visita das relíquias a Matriz de Camaragibe foi imprescindível para mostrar que os desejos do santo para com os nossos jovens, mesmo depois de tantos anos de dedicação dos cooperadores salesianos, não conseguiram abalar a estrutura corrupta dos nossos administradores que em pleno século XXI continuam proporcionando às nossas crianças, adolescentes e jovens nada mais que prostituição infantil, exposição às drogas e o toque de recolher (já comentado neste blog). Diante dos desserviços prestados pelo poder público à juventude camaragibana, como reagiria Dom Bosco a tudo isso?

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Toque de recolher

Instituído em Matriz de Camaragibe desde 2009 o toque de recolher foi a solução encontrada pelo poder judiciário local para tentar compensar a ausência de políticas públicas que solucionem os problemas dos quais as crianças e os adolescentes de Matriz são vítimas. Colocar a Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal e o Conselho Tutelar para cuidar do horário das crianças e dos adolescentes nas ruas da cidade durante as noites é, sem dúvida, uma atitude plausível.
Porém, essa ação é imposta a uma comunidade que vem sendo vítima de uma administração pública incompetente, onde não constatamos a aplicação das políticas publicas para as crianças e os adolescentes. Os gestores completamente envolvidos em processos por crime de corrupção e a população sofrendo sem emprego, saúde, saneamento básico, sem escolas, creches, inclusive, com a creche Maria Gorete fechando as portas, depois de anos de serviços prestado à comunidade, o que infelizmente para os governantes municipais não faz a menor diferença.
Além disso, escolas faltam professores e merenda escolar, quando aparece, é de péssima qualidade; o salário dos educadores bastante aquém da realidade e conselheiros tutelares recebendo salário mínimo e trabalhando quase que em tempo integral, ao passo em que todos vêem os recursos públicos serem desviados para as campanhas eleitorais em outros municípios e para as eleições de deputados estaduais em detrimento dos benefícios que deveriam ser feitos dentro da própria cidade, principalmente, em favor das crianças e dos adolescentes.
Diante disto, o toque de recolher nos faz refletir sobre o fracasso administrativo do grupo político que comanda Matriz de Camaragibe a quase dezesseis anos e, com esta ação, o poder judiciário local só vem confirmar a má qualidade da gestão pública em nosso município. Sugerimos, portanto, que este poder aplique punições diárias, através de multas aos nossos governantes, porque até agora só quem vem sendo penalizas são as nossas crianças e adolescentes.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010 e o segundo ano do Bloco Liberdade

Ano passado, cerca de mil foliões desfilaram pelas ruas de matriz, na estreia do Bloco Liberdade, no carnaval matrizense, sob a organização de Daniel Lôbo e Kiko Vasco, com o apoio cultural do Deputado Sexta Feira, da Associação de Moradores e de outras lideranças. A mensagem desse novo instrumento cultural foi totalmente absorvida pelo povo camaragibano, a prova disso é que as mil camisetas confeccionadas pela direção do bloco não deu para quem quis.
Este ano, o Bloco Liberdade promete. A comissão organizadora na última reunião já definiu: serão duas mil e quatrocentas camisetas para quem quiser desfilar no bloco, das quais mil deverão ser trocadas por alimentos não perecíveis nos postos de trocas devidamente cadastrados. (Mercadinho do Dorgival, Farmácia Bom Jesus, Mercadinho do Pedro Bugari e Boa Esperança Magazine)
Dois trios acompanharão os foliões durante o desfile e serão distribuídas duas mil latinhas de cerveja entre os que chegarem ao final do percurso. Os alimentos arrecadados serão doados às pessoas carentes do nosso município, por entidades previamente indicadas pelos organizadores e apoiadores do Bloco Liberdade.
Olha o Liberdade aí, gente!!!!!!
Concentração do Bloco Liberdade
Local: em frente a padaria do Leunam
Data: 13.02.2010 (sábado)
Hora: 16h00